quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Canal Retrô: Conheça o Mofo TV

Texto adaptado de THIAGO FARIA, da Folha Online
Lembra daquele comercial dos anos 80 em que a apresentadora Xuxa saía de uma caixa de papelão vestida de noiva e, no colo de Pelé, desejava Feliz Natal a todos os clientes da Francisco Xavier Imóveis? E da Gretchen, com apenas 19 anos, rebolando no programa de Carlos Imperial em 1979?



Estas e outras preciosidades da televisão brasileira foram reunidas em um canal do Youtube pelo carioca José Marques Neto, 43, um ex-dentista que desde criança grava fitas com a programação das emissoras.
A MofoTv, definido por ele como um "canal retrô que homenageia artistas e resgata a memória pop da TV brasileira", existe desde o início do ano passado no YouTube. Já virou fonte para programas, sites e colunas sociais. "O 'Pânico na TV!' (Rede TV!) vive usando meus vídeos", diz Marques Neto.
Segundo ele, 99% do conteúdo do site vem do seu arquivo com cerca de 6.000 horas de programação gravada em VHS. Ele também conta que os 711 vídeos hoje no canal representam apenas 10% de tudo o que tem gravado em casa.
"O MofoTv é uma espécie de lado B da internet, procuro colocar no canal apenas o que é inédito e não repetir o que já foi divulgado por outros sites", diz.
Entre os mais acessados do canal, está um vídeo em que o apresentador Fausto Silva cai no palco do seu programa dominical. O momento "vídeo cassetada" do global já foi visto por cerca de 460 mil internautas.
O ex-dentista conta que nunca teve problemas por conta dos vídeos publicados e até já foi procurado por artistas que gostaram de se ver lembrados no canal. Mas ele revela que adoraria criar uma polêmica.
"Quando coloquei o comercial da Xuxa com o Pelé fiquei torcendo para que ela pedisse ao YouTube para tirar, porque aí viraria notícia e a MofoTv seria superdivulgada, como aconteceu no caso da Cicarelli", afirma Marques Neto.

Nenhum comentário: