terça-feira, 21 de agosto de 2007

O que muda com a reforma da língua portuguesa

da Folha de S.Paulo
As novas regras da língua portuguesa devem começar a ser implementadas em 2008. Mudanças incluem fim do trema e devem mudar entre 0,5% e 2% do vocabulário brasileiro.
HÍFEN - Não se usará mais: 1. quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes ser duplicadas, como em "antirreligioso", "antissemita", "contrarregra", "infrassom". Exceção: será mantido o hífen quando os prefixos terminam com r -ou seja, "hiper-", "inter-" e "super-"- como em "hiper-requintado", "inter-resistente" e "super-revista" 2. quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Exemplos: "extraescolar", "aeroespacial", "autoestrada".
TREMA -Deixará de existir, a não ser em nomes próprios e seus derivados.
ACENTO DIFERENCIAL - Não se usará mais para diferenciar: 1. "pára" (flexão do verbo parar) de "para" (preposição) 2. "péla" (flexão do verbo pelar) de "pela" (combinação da preposição com o artigo) 3. "pólo" (substantivo) de "polo" (combinação antiga e popular de "por" e "lo") 4. "pélo" (flexão do verbo pelar), "pêlo" (substantivo) e "pelo" (combinação da preposição com o artigo) 5. "pêra" (substantivo - fruta), "péra" (substantivo arcaico - pedra) e "pera" (preposição arcaica).
ALFABETO - Passará a ter 26 letras, ao incorporar as letras "k", "w" e "y".
ACENTO CIRCUNFLEXO - Não se usará mais: 1. nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados. A grafia correta será "creem", "deem", "leem" e "veem" 2. em palavras terminados em hiato "oo", como "enjôo" ou "vôo" -que se tornam "enjoo" e "voo".
ACENTO AGUDO - Não se usará mais: 1. nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia" 2. nas palavras paroxítonas, com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo. Exemplos: "feiúra" e "baiúca" passam a ser grafadas "feiura" e "baiuca" 3. nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com "u" tônico precedido de "g" ou "q" e seguido de "e" ou "i". Com isso, algumas poucas formas de verbos, como averigúe (averiguar), apazigúe (apaziguar) e argúem (arg(ü/u)ir), passam a ser grafadas averigue, apazigue, arguem.
GRAFIA - No português lusitano: 1. desaparecerão o "c" e o "p" de palavras em que essas letras não são pronunciadas, como "acção", "acto", "adopção", "óptimo" -que se tornam "ação", "ato", "adoção" e "ótimo" 2. será eliminado o "h" de palavras como "herva" e "húmido", que serão grafadas como no Brasil -"erva" e "úmido".
Leia mais:
Colégio trocará livros didáticos em até 2 anos
Brasil se prepara para reforma ortográfica
Professor Pasquale mostra curiosidades da língua portuguesa

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Mexicano dá aula de perseverança

Cristopher Tronco supera grave deficiência e faz bonito em seu primeiro Parapan

Se a força de vontade e a dedicação de cada atleta paraolímpico já é por si só um exemplo de superação, o dado pelo mexicano Cristopher Tronco, de 22 anos, é ainda mais impressionante. O jovem nasceu sem braços e com apenas uma perna mas, mesmo assim, hoje disputa seu primeiro Parapan-Americano, já tendo garantido uma medalha de prata para seu país, nos 50m livre. E o estreante é só animação com as instalações e com o público que comparece ao Parque Aquático Maria Lenk. - Estou achando tudo ótimo, desde a organização até o público – afirma ele, que compete na categoria S3, para deficientes com limitações físico-motoras. Mas o melhor de tudo, segundo o mexicano, é poder sentir o orgulho de defender as cores da bandeira de seu país em um evento internacional. - Sinto que sou o México quando estou na piscina. Represento a minha gente, meus amigos e minha família, e isso me deixa muito feliz.

Gerador de idéias geniais

Sem idéias para sua nova invenção genial? Seus problemas acabaram! Conheça o Idea Generator Tabajara. (em inglês é claro)!!!
Como dizem em Inglês, "a Time-Waster"...
Fonte: Download Squad

Levando café para todos, ao mesmo tempo

Estagiário sofre quando todo mundo pede pra pegar aquele café ao mesmo tempo não é? Mas, seus problemas acabaram! Com essas canecas aqui, desenhadas pela Yank Design, fica bem mais fácil!


Fonte: Fonte: Gizmodo apud O Velho

Re-inventando a escada

Tem coisas que parece que não dá pra re-inventar não é? Que tal então a Cima Ladder?
Fonte: Gizmodo apud O Velho