terça-feira, 22 de abril de 2008

Olhos Biônicos


Cirurgiões britânicos implantaram "olhos biônicos" em dois homens cegos para tentar recuperar parte da visão dos pacientes.

O implante foi realizado no Moorfields Eye Hospital, em Londres, e faz parte de um teste clínico que pretende ajudar pacientes que tenham ficado cegos devido a uma doença hereditária chamada de retinose pigmentosa.

O sistema, conhecido como Argus 2, foi desenvolvido pela empresa americana Second Sight e usa uma câmera acoplada a um par de óculos para enviar imagens a 60 eletrodos implantados na retina do seu usuário.

Além dos dois pacientes em Londres, outras dez pessoas receberam o implante na primeira fase dos testes, realizada nos Estados Unidos e no México. Os testes clínicos fazem parte de um processo que irá durar mais dois anos e que deve ser desenvolvido em outros países como a Suíça e a França.

Ainda não se sabe se os implantes serão eficazes na recuperação parcial da vista dos dois pacientes, que têm idade média de 50 anos, mas os médicos estão otimistas.

Segundo o cirurgião Lyndon da Cruz, que realizou a operação, o tratamento é "empolgante". "Os aparelhos foram implantados com sucesso nos dois pacientes e eles estão se recuperando bem da cirurgia", disse.

Veja a notícia completa clicando aqui.

Nenhum comentário: