quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Macaco acusado de agressão e bebedeira é despejado

Não teve jeito. Depois de ter sido tema de uma audiência pública que definiu por sua permanência no Parque da Mata do Ipê, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, o macaco-prego Chico vai ser despejado do local, onde vive com uma irmã há cinco anos, desde que eles nasceram.

» Audiência decide futuro de macaco

Chico é "acusado" de vandalismo, furto de objetos e agressão contra pelo menos 30 visitantes do parque. Ele morderia o dedo das pessoas que tentariam tocá-lo, e também teria sido flagrado bebendo algumas vezes no interior da mata.

Em agosto deste ano, o primata ganhou fama nacional ao ser tema de uma audiência pública na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Uberaba. Depois de muita discussão e bate-boca, ficou decido que ele e a irmã permaneceriam na Mata do Ipê e com acompanhamento do Ministério Público seria um estudo sobre a melhor forma de adaptação e convivência do casal de macacos com os visitantes do parque.

Mas segundo técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), novas "vítimas" de Chico surgiram, a maioria crianças.

O Ibama então avaliou que o local não é apropriado para o primata. Sua irmã, Chica, vai acompanhá-lo, mas os ambientalistas ainda não definiram o novo endereço da dupla. A transferência, para um zoológico ou área de criador particular, deve acontecer em até 20 dias.

A polêmica sobre o macaquinho divide a população de Uberaba. Alguns moradores o consideram agressivo, outros já culpam o ser humano e lembram que o homem destruiu o hábitat dos animais e que o primata é um mamífero brincalhão.

Ví no Terra Popular e a fonte é a Redação do Terra

Nenhum comentário: