Enquanto você desperdiça comida e reclama que tem pouco, pessoas em diversas partes do mundo sofrem. Não tem como ficar insensível a cenas da natureza da foto abaixo. Estamos tornando a nossa terra inabitável, pela ânsia de novidade e pelo consumismo exagerado. Precisamos de tantas coisas novas além das mais simples e das que a vida nos oferece? Os poucos que sobreviverão a este escárnio, lembrarão de como este era um lugar bom para se viver.
"Espreitando a morte" é uma famosa fotografia com a qual o fotógrafo Sudanês Kevin Carter ganhou o prêmio Pulitzer de foto-jornalismo em 1994. Tomada na região de Ayod, uma pequena aldeia em Suam, a imagem retrata a figura esquelética de uma pequena menina, totalmente desnutrida, recostando-se sobre a terra, esgotada pela fome, e a ponto de morrer, enquanto em um segundo plano, a figura negra expectante de um abutre se encontra espreitando e esperando o momento preciso da morte da garota.
Carter disse que esperou em torno de vinte minutos para que o urubu fosse embora, mas isto não aconteceu. Então rapidamente tirou a foto e fez o urubu fugir dali, açoitando-o. Em seguida, saiu dali o mais rápido possível. O fotógrafo criticou duramente sua postura por apenas fotografar, mas não ajudar, a pequena garota: "Um homem ajustando suas lentes para tirar o melhor enquadramento de sofrimento dela talvez tambem seja um predador, outro urubu na cena.", teria dito.
Quatro meses depois, abrumado pela culpa e conduzido por uma forte dependência às drogas, Kevin Carter suicidou-se.
Saiba aqui um pouco mais sobre a história deste e de sua obra.
Ví no Blog do Noblat
Nenhum comentário:
Postar um comentário