segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Michelin apresenta pneu sem ar

Agência Autoinforme - Uma solução não-pneumática é a novidade da Michelin para revolucionar a indústria automotiva em todo o mundo. Trata-se do Michelin Tweel, conjunto único de roda e pneu, extremamente resistente, que dispensa ar - elemento vital para o desempenho dos pneus tradicionais. Apontado como futuro potencial da mobilidade, o Michelin Tweel - nome criado a partir da contração das palavras tire (pneu) e wheel (roda) - confirma a proposta da empresa de promover a melhoria contínua da mobilidade das pessoas.
A nova tecnologia da Michelin constitui-se de uma banda de rodagem feita de borracha, unida ao eixo por raios flexíveis, que se deformam para absorver choques e recuperam rapidamente sua forma original. Com montagem facilitada e à prova de furos, sua aplicação serve tanto para veículos militares como para pequenas máquinas de engenharia civil. Outra aplicação que vem sendo testada com sucesso pela Michelin é em cadeiras de rodas. Com o auxílio do Michelin Tweel, estes equipamentos adquirem a capacidade de subir escadas e percorrer terrenos irregulares, ampliando a movimentação dos usuários.

Os primeiros testes foram realizados em um Audi A4, que apresentou desempenho promissor. A Michelin também testa a tecnologia em um avançado protótipo para automóveis de passageiros, desenvolvido nos centros de pesquisas do grupo.

Nenhum comentário: