A empresa MSI apresentou o primeiro sistema de refrigeração de processadores e placas-mãe que não utiliza energia elétrica. Em vez de ventiladores ou trocadores de calor, o novo "cooler" funciona retirando energia do calor do próprio chip e do movimento do ar resultante da diferença de temperatura entre o chip e do ar em volta.
Batizado de Air Power Cooler, o sistema incorpora um motor com pistão e tudo. Ele aproveita o movimento do ar quente para movimentar um pistão, que por sua vez faz girar um exaustor. O exaustor então resfria o dissipador. O sistema é baseado no conceito do motor Stirling, transformando calor em trabalho.
Quando o ar se torna quente, ele se expande, fazendo o exaustor girar e resfriando o dissipador imediatamente. Depois que o ar se move da base até o topo do pistão, ele se torna pesado e empurra o pistão para baixo. Segundo a empresa, na melhor configuração encontrada, o motor térmico consegue transformar até 70% do calor em trabalho efetivo, destinado à refrigeração do computador.
Motor Stirling
O motor Stirling funciona com base em quatro ciclos: resfriamento, compressão, aquecimento e expansão. Ele opera aproveitando o movimento de um gás que entra em contato com superfícies quentes e frias. O calor vindo do processador aquece o ar à sua volta e empurra o pistão. Quando o ar se resfria o pistão é empurrado para baixo e um novo ciclo se inicia.
O motor Stirling funciona com base em quatro ciclos: resfriamento, compressão, aquecimento e expansão. Ele opera aproveitando o movimento de um gás que entra em contato com superfícies quentes e frias. O calor vindo do processador aquece o ar à sua volta e empurra o pistão. Quando o ar se resfria o pistão é empurrado para baixo e um novo ciclo se inicia.
Veja a animação:
Ví no Ovelho, o texto é do Inovações Tecnológicas, mas da tradução é o a MSI.
Um comentário:
motor stiling é bastante simples se comparado a outros, mas mesmo assim um site de informatica diz que é caro, tem gente que é contra motor diesel (combustivel barato mais acessivel aos pobres) e as montadoras não querem fazer veiculos que aproveiteim mais de 20% da energia da gasolina porque gastaria menos petroleo e menos lucro
Postar um comentário