quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Pesquisa altera radicalmente entendimento da estrutura dos ossos humanos

Pesquisadores descobriram que a estrutura dos ossos humanos é muito diferente do que se acreditava até agora. A descoberta terá grandes implicações sobre o tratamento de doenças degenerativas ou debilitadoras da estrutura óssea, como a osteoporose.
Dureza dos ossos
Os pesquisadores descobriram que a dureza e a rigidez características dos ossos devem-se predominantemente à presença de açúcares especializados, e não de proteínas, como se acreditava até hoje. Os cientistas sustentam há muito tempo que o colágeno e outras proteínas são as moléculas-chave responsáveis pela estabilização da estrutura normal do osso. Essa crença foi a base para o desenvolvimento dos atuais medicamentos para doenças dos ossos e materiais para substituição óssea. Nesse período, os pesquisadores deram pouca atenção ao papel dos açúcares (carboidratos) no complexo processo de crescimento ósseo.

Osteoporose e osteoartrite
A osteoporose é uma doença crônica e largamente difundida, na qual há um distúrbio na formação mineral, levando a ossos frágeis, à dor e ao aumento das fraturas. A osteoartrite, cuja marca registrada é uma deterioração da cartilagem e dos GAG, é também acompanhada pela mineralização anormal do osso.

"Nós acreditamos que nossas descobertas alterarão alguns conceitos fundamentais da biologia dos ossos. Em um nível prático, elas revelam novos objetivos para a descoberta de medicamentos para os ossos e doenças das juntas..." Leia mais aqui...

Resumindo, os medicamentos que custam caro estavam atacando o problema de forma errada...
Li no Inovação Tecnológica e um dos autores é o Dr. David Reid, da Universidade de Cambridge.

Nenhum comentário: